(86 )3232-1370 / stnemipc@ig.com.br

Capelania

Jefte_capelao-1

Jefté – Capelão

INFORMAÇÕES GERAIS
Desde sua fundação, o STNe-MIPC conta com um capelão, pois compreende que o Seminário é um lugar de preparo acadêmico e crescimento espiritual. Por isso, a capelania foi criada com o objetivo de cuidar da vida espiritual e devocional no âmbito do Seminário:
• Programando e acompanhando as atividades devocionais do Seminário, velando pela vida espiritual de toda a comunidade;
• Supervisionando e acompanhando o órgão estudantil;
• Assistindo espiritualmente e aconselhando pastoralmente a todo corpo humano da instituição;
• Acompanhando e estimulando os seminaristas em seus estágios práticos junto às igrejas, quando designado pela Congregação;
• Substituindo o diretor em suas faltas e impedimentos.
O capelão é pastor ordenado, com experiência ministerial e dedicação à causa do Mestre. Atualmente, o Rev. Jefté Alves de Assis exerce o cargo desde 2013. Ele é casado com Juliany, pai de Isabelly, ministro presbiteriano, Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico do Nordeste e também pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrando em Teologia Exegética do Antigo Testamento pelo Centro Pós Graduação Andrew Jumper, serviu como pastor na Congregação Presbiterial Getsêmani em Parambu-CE (2008-2012) e atualmente trabalha com um projeto de plantação e revitalização de igreja na periferia de Teresina-PI.

O MINISTÉRIO DE ACONSELHAMENTO

Assuntos comuns

Alguns problemas são recorrentes no ambiente do seminário (estresse, ansiedade, dúvida vocacional, ajuste do tempo, saúde, relacionamentos afetivos, perfeccionismo, procrastinação, sexualidade, comportamentos compulsivos, etc.). Ninguém necessita estar num período de crise para desfrutar dos benefícios do aconselhamento bíblico. A melhor maneira de tratar os referidos casos é prevenindo-os. A capelania do STNe-MIPC está à disposição de todo corpo humano da casa para auxilia-lo nesse sentido.

Confidencialidade

Informações compartilhadas durante o aconselhamento são estritamente confidenciais. Somente em casos muito raros, em que o segredo coloca em risco a vida do aconselhado ou de outras pessoas ao seu redor, é que essa confidência poderá ser quebrada.

Orientações espirituais e bíblicas

Em harmonia com a teologia Reformada, o ministério e a prática do aconselhamento bíblico se fundamentam sobre a Palavra de Deus. Dessa forma, a capelania crê não apenas no imperativo de se pregar a Palavra, mas também de se aconselhar a Palavra. Os alunos que procuram a capelania receberão orientações bíblicas para seus problemas, bem como acompanhamento para a solução dos mesmos à luz das Escrituras

ATIVIDADES DEVOCIONAIS

Devocional para alunos
Toda sexta-feira, às 8:30hs.

Matutina de oração
Toda quarta-feira, às 6:00hs.

Devocional para funcionários
Toda segunda-feira, às 8:00hs.

Devocional para professores
Terceira segunda-feira de cada mês, às 19:30hs.

Culto Comunitário
Última sexta-feira de cada mês, às 8:30hs.

Devocional para famílias
Primeira segunda-feira de cada mês, às 19:00hs.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Conte Comigo

Reuniões de orientações práticas quanto ao ministério pastoral para esposas e noivas de seminaristas.

Estágio Supervisionado

Monitoria das atividades do aluno nas igrejas em que serve e congrega, através de relatório semestral formalizado.

Fundo de Amparo ao Seminarista

Recurso financeiro levantado por meio de ofertas nos cultos comunitários com a finalidade de suprir carências de ordem imediata e pontual do aluno.

Relatórios ao Concílio Responsável

Parecer anual de caráter formal acerca do desenvolvimento do aluno. As opiniões expressas no documento são provindas dos relatórios individuais dos professores da casa.

Viabilizar consultas e exames médicos
Incluindo deslocamento, em casos urgentes.

PRINCÍPIOS NORTEADORES

A Capelania do STNE-MIPC orienta suas atividades pelos seguintes valores:
• Fidelidade às Escrituras Sagradas como única regra de fé e prática;
• Lealdade à Confissão de Fé de Westminster e aos Catecismos Maior e Breve como fiel exposição da doutrina bíblico-reformada;
• Obediência à Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil;
• A busca de elevado padrão acadêmico, primando pela piedade no serviço cristão;
• Cuidado pastoral da vida espiritual e devocional dos alunos âmbito do seminário;
• Cuidado e zelo no sentido de auxiliar o cristão a desfrutar dos recursos divinos que “conduzem à vida e à piedade” (2Pe 1.3).
• A busca pela glória de Deus, através do serviço àqueles que se preparam para melhor servi-lo no ministério da Palavra.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De Segunda a Sexta-Feira, das 15 às 18 horas. É necessário agendamento prévio